terça-feira, 5 de novembro de 2013

Criação de texto usando software COMUNICAR COM SÍMBOLOS

O texto abaixo resulta de uma pesquisa desenvolvida pelos alunos Alexandra e Hyan sobre a cidade de São Paulo, tema escolhido por eles. Após o registro do texto, usando o software Comunicar com Símbolos, foi criado um banco de imagens que foram usadas para dar suporte visual à leitura das palavras. O referido software  tem uma interface configurável de acordo com as necessidades e capacidades do usuário, há ainda a possibilidade de associar à escrita um sintetizador de voz, criando referência fônica ao grafema. O programa ilustra automaticamente o texto com símbolos mas tem a opção de substituí-los por imagens previamente selecionadas. Esta opção personaliza a atividade e caracteriza a autoria do trabalho.

Rosângela Kittel






segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PASSEIOS DE LIBRAS

OS PASSEIOS FORAM COMEÇADOS ENTRE 19/08/2013 NO TICAN E NO TICEN DIA 02/09, COM A PROF DE LIBRAS DAIELI, A INTÉRPRETE VANESSA E OS ALUNOS TAYNARA, MARCÍLIO E LUIZA DA EBM.INTENDENTE ARICOMEDES DA SILVA PARA APRENDER COMO USAR A PASSAGEM DE ÔNIBUS, COMO ESCOLHER O ÔNIBUS CERTO PARA OUROS LUGARES. 
 DIA 27/09 ACONTECEU O 2° ENCONTRO DE SURDOS NO SUL DA ILHA E FOI NA EBM.JOÃO BATISTA,OS PROFESSORES E INTÉRPRETES CONVIDARAM TODOS OS ALUNOS SURDOS DE FLORIANÓPOLIS E TAMBÉM PORQUE DIA 26/09 É DIA NACIONAL DO SURDO, TINHA BRINCADEIRAS, JOGOS E APRESENTAÇÕES. FOI MUITO LEGAL.
 A ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, FOI NO DIA 30/09 .OS ALUNOS DA ASSOCIAÇÃO SÃO TODOS SURDOS E O CURSO ATENDE DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA. É IMPORTANTE PARA OS ALUNOS SURDOS, QUE APRENDAM LIBRAS DESDE PEQUENOS E TEM ESCOLAS QUE NÃO TEM ESSE ESPAÇO EDUCACIONAL POR ISSO A ASSOCIAÇÃO É ABERTA PARA TODOS.

Texto escrito pela aluna da 72 Luiza Santos.